quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Decoração carnavalesca de Recife terá obras de José Cláudio

Caboclinho, La Ursa, maracatu, boi e passista de frevo. Estes são alguns dos personagens que habitam as telas do artista plástico pernambucano José Claudio - homenageado do Carnaval 2012 do Recife, ao lado de Alceu Valença. Imagem: Prefeitura do Recife/DivulgaçãoCaboclinho, La Ursa, maracatu, boi e passista de frevo. Estes são alguns dos personagens que habitam as telas do artista plástico pernambucano José Claudio - homenageado do Carnaval 2012 do Recife, ao lado de Alceu Valença. Imagem: Prefeitura do Recife/DivulgaçãoCaboclinho, La Ursa, maracatu, boi e passista de frevo. Estes são alguns dos personagens que habitam as telas do artista plástico pernambucano José Claudio - homenageado do carnaval 2012 do Recife, ao lado de Alceu Valença. Entusiasmado com a honraria e a possibilidade de ver a sua arte espalhada pelo Recife, José Claudio foi incorporado à equipe coordenada por Carlos Augusto Lira Arquitetos para colocar a mão na massa e produzir um extenso material para ser utilizado na cenografia. Para compor os pórticos, totens e elementos cenográficos,s os designers Isabela Faria e Lucídio Leão realizaram intervenções e colagens unindo desenhos de várias obras. 

Símbolo da capital pernambucana, as pontes do Recife ganharão elementos alegóricos que estão presentes nas obras de José Claudio, unindo símbolos da folia momesca adornadas com frutas e pássaros. As vias de chegada, como as avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda, além do Polo de Todos os Ritmos, no Pátio de São Pedro, terão pórticos com 8,50m de altura que darão as boas-vindas aos que chegam ao bairro do Recife. As demais vias de acesso aos polos da área do Recife Antigo serão decoradas com nove bonecos gigantes, de 7,50m cada.   

Já o Galo de 27 metros de altura deste ano será confeccionado em tom de dourado e com um colete destacado por uma estampa também baseada na obra de José Claudioo. No Marco Zero, onde fica o Polo Multicultural, terá um dragão cenográfico gigante nas cores vermelhas e amarelas, com 9m de altura e 40m de extensão soltando fumaça pela boca. 

No Pólo Mangue, haverá uma decoração tecnológica com um vídeo projetado direto na fachada do Paço Alfândega mostrando pinturas de José Claudio. Já Polo Áfro, instalado no Pátio do Terço, a decoração contará com pinturas dos orixás Iemanjá e Oxossi, da espada de Ogum, do tridente de Exu e da gamela de Xangô. 

A Morena Tropicana, a mulher do Diabo Louro e a Belle de Jour, mulheres cantadas nas músicas de Alceu Valença também foram recriadas por José Claudio e farão parte da cenografia do carnaval 2012. As peças serão instaladas na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. O Polo de Todos os Frevos, na Avenida Guararapes, será decorado com fitas coloridas e douradas, além de um rosto gigante de Alceu Valença pintado especialmente por José Claudio.
Caboclinho, La Ursa, maracatu, boi e passista de frevo. Estes são alguns dos personagens que habitam as telas do artista plástico pernambucano José Claudio - homenageado do Carnaval 2012 do Recife, ao lado de Alceu Valença. Imagem: Prefeitura do Recife/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário